sexta-feira, 17 de outubro de 2008

CHAPEUZINHO DE PALHA

CHAPÉUZINHO DE PALHA


_ Filhinho, o pacote que está em cima da mesa é dos remédios de seu avô, não esqueça de levá-lo, mas não demore muito,
_Está bem, manhê, eu vou correndo.
Chapeuzinho de Palha era um garoto muito esperto e corajoso para seus onze anos: robusto, cabelos castanhos, os olhinhos vivos., o xodó de seus pais.
Distraído jogando bola com os amiguinhos, quando se lembrou dos remédios do avô à tarde já ia avançada.
Patacoá era um vilarejo no interior de uma grande capital; seus habitantes eram pessoas simples, pacíficas, religiosas, mas sofriam de um grande desgosto; é que por aquele tempo um lobisomem, todo o período da Lua Nova, espalhava o terror pela região. Homens, mulheres, jovens quem quer que se aventurasse a atravessar a floresta após o cair da tarde estava sujeito a cair nas garras do feroz personagem..
Chapeuzinho de Palha, sem tomar conhecimento do perigo, pegou o pacote de remédios e saiu correndo para cumprir sua tarefa, tomando o atalho que o levaria a casa do avô.
_ Chapeuzinho de Palha, Chapéuzinhjo de Palha, aonde vai com tanta pressa? Perguntou Militão, um velho conhecido do povoado; era pessoa de bem.
_ Vou levar os remédios do vô.
_ Porque vai por esse atalho tão perigoso, não sabe que hoje é dia do lobisomem? Vá pelo caminho normal que é mais seguro, embora um pouco mais longo. Vai encontrar muitas coisas bonitas: aves, coelhinhos, sagüis; é bem melhor..
Chapeuzinho desviou-se e passou a seguir pelo caminho indicado. Andou, andou, apressadamente, e ao meio do caminho a figura horrenda do lobisomem saltou à sua frente; assustado deu um pulo para traz, tirou do pescoço a cruz de prata que trazia pendurada e apontou-a para o bicho. Com um urro terrível o animal sumiu no meio do mato.
O coração ainda aos pulos Chapeuzinho continuou, quase a correr, seu caminho, ainda segurando a cruz na mão.
Chega por fim cansado, ofegante à casa do avô.
_ Vovô, vovô, o senhor está aí? Pergunta o garoto batendo na porta.
_ Entre Chapeuzinho, entre.
O garoto entra e se depara com uma cena horripilante: o lobisomem caído ao chão, todo ensangüentado, morto e o velho avô com um facão enorme na mão.
_ Ó vovô que aconteceu?
_ Aconteceu Chapeuzinho que esse lobisomem nunca mais vai assustar nosso povoado.
_ Vovô esse não é o Militão?
_ Era, Chapeuzinho, era, esse cidadão de aparência tão bondosa na realidade era o bicho que aterrorizava todo o povoado.
_ Puxa vida!